Lazer x Estudo: como conciliar?


Pra um jovem rodeado de videogames, filmes, festas, amigos, é difícil resistir à procrastinação do estudo. Ainda mais quando se deparam com a possível diminuição destas atividades com o estudo no período do vestibular.

Para vagas mais concorridas, alguns jovens chegam a estudar mais de 6h por dia! Mas nem sempre estamos prontos ou conseguimos fazer estes sacrifícios.

Você, querido vestibulando de medicina, tem de estar preparado. Tem de estar ciente de que vai perder uma grande quantidade de seu lazer, mas isso não significa que você terá de abrir mão dele por inteiro. Se distrair um pouco dos estudos é importante para não desanimar totalmente, não se estressar e ter um estudo de qualidade. Mas é preciso saber dosar.

Veja algumas dicas que podem te ajudar:
- Estabeleça horários de estudo e horários para o lazer: fazer um cronograma pode te ajudar a se organizar e cumprir melhor suas metas;
- Evite "alongar" os períodos de lazer: o famoso "vou ficar fazendo isso só mais 20 minutinhos" pode se estender por horas;
- Evite festas: elas te deixam extremamente cansado, e, para os que gostam de beber, com aquela ressaca desgraçada. E é impossível estudar de qualquer uma destas maneiras. Mas se você não vive sem uma baladinha, vá sim. Mas apenas com menos frequência, e tente ir embora mais cedo pra casa, e não abusar do álcool;
- Não se sobrecarregue: não fique desesperado estudando manhã, tarde e noite e só parando pra tomar banho e dormir. Tenha um tempo de pausa. É importante tanto para seu cérebro poder ter tempo de processar o conteúdo estudado, quanto para você não se estressar.
- Tenha seu lazer: reserve sempre um horário do dia, ou alguns horários durante a semana, para o que te dá prazer. Apenas cuide para não ser um tempo muito grande, ou para que isso não atrapalhe seus estudos.
- Se não conseguir, saiba equilibrar: algumas pessoas simplesmente não conseguem deixar de lado suas atividades prazerosas, mesmo por um tempo, e isso acaba diminuindo seu rendimento na hora de estudar. Se você funciona assim, pode continuar tendo seu lazer, apenas cuide para não exagerar e querer, por exemplo, ir em balada todo dia.

No fim do ano, quanto mais se aproxima os vestibulares, mais os estudantes se tornam "radicais" e desaparecem de festas ou se proibem de ter vida social. Não precisamos nem dizer que não sai nada de bom daí, né?

Estas são as dicas que damos a vocês! Bom estudo a todos!

0 comentários:

Postar um comentário